“Todo conhecimento começa num sonho.O conhecimento nada mais é quea aventura pelo mar desconhecido, em busca da terra sonhada.Mas sonhar é coisa que não ensina.Brota das profundezas da terra.Como mestre só posso então lhe dizer uma coisa:Conte-me seus sonhos para que sonhemos juntos”.
(Rubem Alves)

27.9.16

Está terminando a Missão Rosetta

Está terminando a Missão Rosetta
A histórica missão Rosetta está terminando depois de 14 anos !
Na sexta-feira, 30 de setembro de 2016, a nave Rosetta irá tentar pousar no cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko.
O cometa 67P está se afastando do Sol e a Rosetta está perdendo capacidade de produzir energia.
Será um pouso muito difícil no cometa, encerrando a brilhante Missão Rosetta/Philae.
A Rosetta é uma sonda espacial construída e lançada pela Agência Espacial Europeia (ESA) em 2 de março de 2004 por um foguete Ariane 5 de Kourou, na Guiana Francesa.
Antes de chegar no cometa 67P, a Rosetta passou pela órbita da Terra 3 vezes em novembro de 2005 ,2007 e 2009 e pela órbita de Marte em fevereiro de 2007, aproveitando do empuxo gravitacional, indo com mais velocidade em direção do cometa 67P. 
Após a última passagem pela Terra a nave foi colocada em período de Hibernação de Maio de 2011 até 20 de Janeiro de 2014. Ao sair da hibernação a Rosetta fotografou o cometa com a sua cauda em várias imagens.
No dia 6 de agosto de 2014, a Rosetta foi inserida na órbita do cometa, após 10 anos de viagem espacial. 
As imagens do Telescópio Espacial Hubble mostravam o cometa parecido com uma bola de Rugbi, mas com a Roseta fotografando o cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, foi possível notar que o cometa tinha a forma de um Pato de Banheira. O cometa 67P/Churvumov-Gerasimenko foi apelidado pela missão de "Duck Comet", sendo determinado um cometa binário, por ter duas partes distintas.
Com a aproximação do cometa começaram as inúmeras surpresas. Um espectrômetro chamado de ALICE, registrou espectro de luz ultravioleta da superfície do cometa. Com os dados, a equipe responsável pelo aparelho descobriu que o cometa 67P é escuro e que possui hidrogênio e oxigênio em sua pequena atmosfera. Com a Rosetta dando vários rasantes no cometa de 4 km de largura, foram demonstradas as suas incríveis características.
Em 12 de novembro de 2014 a sonda Philae foi liberada da nave Rosetta. O Controle da Missão recebeu uma imagem de "despedida" da Philae após se soltar da Rosetta.
A Rosetta carrega a OSIRIS, que é uma mistura de câmera e telescópio que permitiu obter imagens muito detalhadas do Cometa 6P Churyumov-Gerasimenko.
Horas depois, a Philae pousou no cometa 67P, uma façanha histórica, pela primeira vez uma nave pousava em um cometa, apesar de não pousar no local determinado.
Após o pouso, depois dos quase 30 minutos de Terror, o nome dado pelos cientistas pelo atraso nas transmissões para a Terra, uma nova etapa da missão Rosetta se iniciou, com o Philae se comunicando com a Rosetta que e transmitiu os dados para a Terra. 
A Câmeras de alta resolução forneceram panorâmicas do ponto de pouso que não ocorreu como planejado, que era o ponto J. 
O lander Philae parou de transmitir informações para a Rosetta no dia 15 de novembro de 2014 às 1:15 CET depois de ficar em operações no cometa 67P por cerca de 60 horas. O Philae começou a hibernar e todos achavam que o Philae não voltaria nunca mais a se comunicar com a Rosetta.
Depois de sete meses de hibernação na superfície do Cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko no dia 13 de junho de 2015, aconteceu uma surpresa com o Centro de Operações da Agência Espacial Europeia (ESA) recebendo 300 pacotes de dados do Philae, que foram transmitidos pela Rosetta. Foi um "pequeno bate papo" do Philae com a Rosetta, com a duração de 85 segundos, o incrível aconteceu !
Por não pousar no local previsto, não receber a quantidade de luz necessária, o Philae conseguiu resistir a temperaturas de mais de 100 graus negativos e sobreviver. Os dados informavam que ela tinha 24W de bateria disponíveis, trabalhando a uma temperatura de -35ºC.
Com o cometa se afastando do Sol, a missão Rosetta começava a terminar.

A Rosetta vai começar a enfrentar uma perda significativa de energia de cerca de 4W por dia até o seu momento final no dia 30 de setembro de 2016.
Philae foi o nome foi dado em homenagem ao Obelisco de Philae onde foi encontrada uma inscrição bilíngue, que incluía os nomes de Cleópatra e de Ptolomeu em hieróglifos egípcios. Esta inscrição forneceu ao historiador francês Jean-François Champollion informações importantes que lhe permitiram decifrar a antiga escrita egípcia que estava escrita na famosa Pedra de Rosetta, de onde vem o nome da nave principal.
Um brasileiro trabalhou no projeto da Missão Rosetta, Engenheiros Espaciais brasileiros ajudaram no desenvolvimento do lander Philae. O brasileiro Lucas Fonseca acompanhou de perto toda essa história, por três anos, ele foi engenheiro de dinâmica de voo da sonda Philae.
Quando o módulo Philae pousou no cometa 67P no dia 12 de novembro de 2014, o engenheiro brasileiro já não trabalhava mais na Agência Espacial Alemã (DLR), e acompanhou tudo como um espectador remoto.
No dia de despedida da Rosetta, 30 de setembro de 2016, a nave espacial terá percorrido quase 8 milhões de km tentando pousar no cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, que estará viajando no espaço a 14,4 km/s ou 51.840 km/h. Nesta dia da despedida, a Rosetta estará distante da Terra 720 milhões de km.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário. Ele é muito importante para mim.