“Todo conhecimento começa num sonho.O conhecimento nada mais é quea aventura pelo mar desconhecido, em busca da terra sonhada.Mas sonhar é coisa que não ensina.Brota das profundezas da terra.Como mestre só posso então lhe dizer uma coisa:Conte-me seus sonhos para que sonhemos juntos”.
(Rubem Alves)

25.12.14

Surpresas e estranhezas estranhas de Marte


O planeta Marte tem aquela insistente mania de nos surpreender (como todo Universo)...


Com sua fina atmosfera dominada por dióxido de carbono é o quarto planeta rochoso a partir do Sol (nosso vizinho, pois somos o terceiro), o segundo menor do Sistema Solar (troféu small para Mercúrio), batizado em homenagem ao deus romano da guerra e apelidado de "Planeta Vermelho" (ele é vermelho mesmo!!) devido ao óxido de ferro predominante em sua superfície.
Sua superfície é composta de crateras de impacto, vulcões, vales, desertos e calotas polares, tem a temperatura média na superfície de -55 ºC que varia de -120 ºC a 25 ºC. Possui 2 luas e tem sua rotação de 24 horas e 37 minutos sendo a translação de 686,98 dia. Por ser tão parecido com a Terra é um iminente candidato à colonização humana.
Marte é o lar do Monte Olimpo, a segunda montanha mais alta conhecida no Sistema Solar (a mais alta em um planeta), 
e do Valles Marineris, um desfiladeiro gigantesco, do tamanho dos Estados Unidos:

ÁGUA EM MARTE

Em Agosto de 2008 foi divulgado através da Agência Espacial Européia, imagens do Echus Chasma, região de Marte que seria uma das maiores fontes d’água do planeta. Ele possui aproximadamente 100 km de comprimento e 10 km de largura trata-se de uma fenda a norte de Valles Marineris. As imagens foram captadas pela câmera de alta resolução da sonda Mars Express.
Créditos e direitos autorais : G. Neukum (FU Berlin) et al., Mars Express, DLR, ESA

A Agencia Espacial Européia divulgou imagens de Echus Chasma, uma depressão no Planeta Vermelho que seria uma das maiores fontes de água do planeta.


ROSQUINHA EM MARTE

E para continuar a odisséia de surpresas Marcianas, a Nasa leva um susto ao constatar essa estarrecedora imagem onde em um curto espaço de tempo entre os registros feitos pelo Opportunity, uma rocha do tamanho de um biscoito aparece na frente de robô em Marte
 
O líder da missão, Steve Squyres, comentou que o achado foi uma "completa surpresa" para toda a equipe. Eles conseguem explicar o surgimente apenas com duas alternativas: detritos de um meteorito que tenha caído nas proximidades do robô naquele intervalo de tempo, ou então que uma das rodas  do Opportunity, que fez algumas manobras no local, tenha atirado a pedra para a área logo à sua frente. 


BOLA DE TÊNIS EM MARTE
A imagem acima retrata uma esfera rochosa em seu canto superior direito. Estima-se que ela tenha cerca de 1cm de raio. Olhando rapidamente, a 'bola' é tão perfeita que até parece uma bolinha de tênis. Cientistas acreditam que se trate simplesmente de uma pedra com um formato inusitado. Mas o que explica o formato da pedra? Um fenômeno chamado "concreção": um acúmulo de material rochoso transportado por líquidos que é considerado responsável pela forma diferente de outras rochas encontradas em Marte. A água arrasta a rocha que vai se desgastando, criando formas de acordo com o fluxo do líquido. Afinal, vale lembrar, há milhões de anos, o planeta era mais úmido - e, quando encontrou a esfera, a Curiosity estava em uma região que, provavelmente, era um antigo lago.

CRUZ EM MARTE

Em uma das fotos transferidas em maio/2014 pelo rover Curiosity, os pesquisadores das civilizações extraterrestres descobriram um objeto parecido com uma cruz de madeira.

LUZ EM MARTE

A luz de Marte é algo diferente, já que não é um produto da imaginação. No entanto, as chances são muito pequenas de que a luz seja um sinal de vida em Marte, dizem os pesquisadores, especialmente porque o flash não é visível em imagens do mesmo local tomadas do lado esquerdo.
Outros cientistas sugeriram que o flash pode ser resultado de um raio cósmico em movimento rápido atingindo a navcam do lado direito. Tudo isso não quer dizer que a vida nunca existiu em Marte, é claro.
Fonte: Correio do PovoGalileo, UOL, Ciência Online
E pra sonhar um pouco... estamos esperando o grande momento em que o Homem colocará seus pezinhos em Marte

E olha o amigo que nos Mostra Marte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário. Ele é muito importante para mim.