“Todo conhecimento começa num sonho.O conhecimento nada mais é quea aventura pelo mar desconhecido, em busca da terra sonhada.Mas sonhar é coisa que não ensina.Brota das profundezas da terra.Como mestre só posso então lhe dizer uma coisa:Conte-me seus sonhos para que sonhemos juntos”.
(Rubem Alves)

8.6.12

Trânsito de Vênus atrai astrônomos e belas imagens


Vênus realizou na noite de terça-feira e madrugada de quarta-feira a passagem diante do Sol para deleite dos astrônomos, que estavam na expectativa por um fenômeno que só voltará a acontecer dentro de 105 anos, e para desespero de milhões de asiáticos que não viram o espetáculo por culpa da chuva. O trânsito do planeta entre a Terra e o Sol começou pouco depois das 19H00 (horário de Brasília) no límpido céu da América do Norte, América Central e na parte norte da América do Sul.
(...)
A Austrália, descoberta no século XVIII pelo explorador britânico James Cook, depois de uma missão de observação de Vênus no Pacífico, foi o melhor local para acompanhar o fenômeno, com quase sete horas de visibilidade na zona oriental e central do país.
O fim do fenômeno foi observado durante a manhã na Europa, Oriente Médio e Ásia meridional. Na maior parte da América do Sul, África ocidental e do sudoeste, o fenômeno não pôde ser observado.
Os cientistas asseguram que estudar o trânsito incentivará esforços futuros para identificar planetas distantes e aprender mais sobre suas atmosferas.
A próxima passagem de Vênus entre o Sol e a Terra ocorrerá em 2117, dentro de 105 anos. Esses trânsitos acontecem duas vezes a cada oito anos e, depois, não são registrados por mais de um século. O último trânsito de Vênus entre o sol e a Terra aconteceu em 2004 e nenhum fenômeno foi verificado em todo o século XX.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário. Ele é muito importante para mim.